Filmes sobre computação

O avanço na tecnologia dos computadores é tão rápido que já existem computadores como peças de museu. Tão impressionante quanto essa notícia é ver alguns filmes nem tão antigos assim com aqueles computadores de tela verde ou usando aqueles disquetes flexíveis de 5 1/4''... Isso sem falar nos filmes no qual a computação é o tema central. Alguns hoje são motivos de piada ou mesmo de aulas acadêmicas mostrando como era "antigamente". Fora que alguns filmes que retratam "hackers" não tem absolutamente nada a ver com a realidade.

Assim como qualquer gênero, existem bons filmes sobre computação e existem verdadeiras bombas que nunca deviam ter sido filmados. Vou listar os mais citados, em ordem alfabética, e quem quiser me ajudar a melhorar essa lista por favor inclua nos comentários. Não vou inserir a sinopse dos filmes, já que o intuito é apenas citar filmes da área, então farei apenas breves comentários.

# Atualização 2015.  Foram inseridos mais alguns filmes recentes da área. Confiram abaixo.

2001 - uma odisséia no espaço. Filme de 1968 com uma das personagens principais do filme, o computador HAL 9000, considerada uma das máquinas mais famosas da história do cinema - mas o público só lembra mesmo da cena dos macacos ao som da propaganda do fogão continental 2001... filme longo demais para ser exibido em sala, e além do mais pode ser o clássico que for, mas é difícil de se entender alguma coisa.

A estranha perfeita. Filme de 2007 com a Halle Berry e Bruce Willis. Um suspense meio fraquinho, feito para exibir as curvas da Halle Berry. Aborda, entre outros, o tema das salas de bate-papo (chats). Academicamente, não recomendo de maneira alguma.

A Rede. Filme de 1995 com Sandra Bullock. Fala sobre o início da internet e sobre a possibilidade de alterar informações pessoais de uma pessoa via rede. Já com informações bem antigas. Legal pra ver como era. (Existe "a rede 2", mas é muito ruim.)

A Rede Social . Filme de 2010. Já que o assunto é computação, hoje em dia uma excelente aula de empreendedorismo no ramo de tecnologia é conhecer um pouco sobre o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, que se tornou o mais jobem bilionário da história com o sucesso de sua rede social.

A Senha - Swordfish. Filme de 2001 com Hugh Jackman Wolverine, John Travolta e Halle Berry, fala de supercomputadores, algoritmos de criptografia de 128 bits e outras coisas a mais sobre tecnologia. É um filme de ação, ou seja, não é nem de longe um filme didático. E pra ser exibido em sala de aula teriam que ser censuradas as cenas da Halle Berry, e enfrentar a posterior ira dos alunos...

A Teoria de tudo. Filme de 2014. Não é beeem um filme de computação, mas (1) física é assunto obrigatório em qualquer curso de computação e (2) é muito interessante ver como a tecnologia auxiliou Stephen Hawking para que ele pudesse continuar se comunicando após sua doença degenerativa motora entrar em um estágio avançado. Falando em física, se quiser passar dias filosofando sobre física quântica, assista também Interestelar.

Ameaça Virtual - AntiTrust. Filme de 2001, que trata das questões de software livre vs. software pago. Infelizmente não tenho esse filme na minha coleção, mas recomendo academicamente. (já encontrei esse filme como Hackers 3, mas não tenho certeza se realmente adotaram esse nome para o filme).

Assédio Mortal. Filme de 1993 com Brooke Shields. Aqui é interessante ver o ambiente de uma "grande companhia" de informática nos anos 90 com aqueles computadores que muito estudante de computação só viu em foto. Sem condições de ser exibido em sala de aula devido à violência do filme.

Atração explosiva. Filme de 1995. Alta tecnologia? Softwares de rastreamento de celular e cartão de crédito online? Bobagem. Esse filme só existe por um motivo: Cindy Crawford!

AI Inteligencia Artificial. Filme de 2001 com Jude Law. O nome já diz tudo. Particularmente, é um dos que eu menos gosto, mas sob o ponto de vista da informática, é bem interessante e passível de ser exibido em sala de aula.

Conexão Perigosa (Paranoia). Filme de 2013. Com Liam Hemsworth e Harrison Ford. Ainda não assisti, mas trata de espionagem industrial envolvendo empresas de tecnologia.

Duro de Matar 4. A parte do filme mais real é justamente a que fala sobre a computação. A possibilidade de uma pane mundial dos sistemas de tempo real que faria praticamente o mundo parar é absolutamente verdade. O problema de passar um filme desses em sala de aula é intercalar a parte da computação com John McClane destruindo um helicóptero com um carro.

Ela (Her). Filme de 2014 com Joaquin Phoenix e voz de Scarlett Johansson. Conta a história sobre um escritor de cartas que se apaixona por Samantha, um Sistema Operacional Moderno (Oi?). Excelente filme para reflexões sobre como estamos conectados com a tecnologia e esquecendo nossos relacionamentos reais. Vale para amantes de inteligência artificial também.

P.S. Essa mesma crítica social pode ser vista na excelente animação Wall-E.

Firewall - Segurança em risco. Filme de 2006 com Harisson Ford. Outro que o nome já diz tudo. Filme mediano que aborda o tema da segurança da informação, mas mesmo assim o filme tem várias inconsistências. Sinceramente, não recomendo.

Jogos de Guerra. Filme de 1993 com Mathew Broderick que foi o responsável pelo aumento de jovens na década de 80 querendo invadir computadores.

Hackers - piratas da informática. Filme de 1995 com Angelina Jolie. Um dos que eu mais gosto. Muito divertido. Já está completamente desatualizado, mas ainda assim é bem legal. Não existe em dvd, então só utilizando métodos alternativos.

Hackers II - Operação Takedown (Caçada Virtual). Filme de 2000. Baseado na história real do hacker Kevin Mitnick, o mais procurado dos Estados Unidos. Recomendo.

Matrix. Filme de 1999 com Keanu Reeves. Se não fosse por Matrix Reloaded e Revolutions, seria o maior clássico de ficção científica nerd de todos os tempo. Gerou anos de discussão sobre a possibilidade ou não de sermos controlados por máquinas na vida real, de realmente existir uma matrix, e tal. Tanta diversão com discussões nerds afundadas por duas continuações e um papo totalmente esquisito de Neo com o arquiteto... Mas eu já assisti mais de 30 vezes.

O Jogo da Imitação. Filme de 2014. Baseado na biografia do pai da computação Alan Turing (Benedict Cumberbatch). Mostra como Turing e uma equipe de criptógrafos conseguiu construir uma máquina que quebrasse o código de uma máquina alemã chamada Enigma. Imperdível!!!

O Procurado. Filme de 2008. Balas fazendo curvas. Máquinas de tear transmitindo informações em binário e Angelina Jolie. Imperdível!!! Mas passe longe das salas de aula.

Os Estagiários. Filme de 2013. Dois vendedores quarentões que decidem tentar uma vaga no Google. Funciona melhor como comédia do que como filme "de informática". É mais recomendado para assistir em casa no final de semana do que em sala de aula

Piratas do Vale do Silício. Filme de 1999. Foi relançado no Brasil com o nome "Piratas da Informática". Segundo a produtora, porque as pessoas não sabem o que é o Vale do Silício (absurdo!). É um dos filmes clássicos da informática, contando a história de Bill Gates e Steve Jobs. Eu recomendo! Todo ano minhas turmas de introdução a informática assistem.

P.S. Em 2013, foi lançado mais um filme sobre a vida de Steve Jobs, chamado simplesmente Jobs. Interpretado por Asthon Kutcher, a caracterização ficou idêntica, mas a história não me empolgou tanto quanto a anteriormente citada.

Pi. Filme de 1998 com atores desconhecidos. Absurdamente sem noção. Matemático, na busca por um padrão no valor de pi, constrói um supercomputador que acaba se tornando auto-consciente e se queima para não revelar um número de x algarismos que na religião cabala significa o nome de Deus!!! Todo nerd deve ver esse filme. E provavelmente não vai entender nada.

Revolution OS e The Code - documentários sobre o sistema operacional Linux. Também existe o documentário Hackers - criminosos e anjos. Não tenho nenhum destes.

Superman 3. Filme de 1983 com Christopher Reeve. Superman enfrenta um computador diabólico, programado por um gênio da informática que pretende dominar o mundo??? Fuja!

Transcendence - A Revolução. Filme de 2014, com Johnny Depp. Dr. Will Caster é o mais notável pesquisador no campo da Inteligência Artificial. Ele trabalha no projeto de criação de uma máquina consciente, capaz de combinar a inteligência coletiva de tudo o que existe com todas as possibilidades de emoções humanas. Após sua morte, seus padrões cerebrais são transferidos para sua máquina, criando um híbrido de inteligência artificial real. Ficção Científica pura? Talvez! Pergunte isso para seus professores de I.A e Computação Paralela.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Menções honrosas para filmes que abordam a tecnologia, sem o foco principal no uso de computadores, mas que com certeza merecem ser vistos: Deja-vu, Minority Report, Tron e O enigma da pirâmide, que apresentou o primeiro personagem completamente criado por computação gráfica no cinema em 1985!

E se você quiser rir um pouco, assista Mulher nota 1000 e acompanhe dois adolescentes inserindo fotos de mulheres dentro da unidade de disquete (!) de um computador para criar a mulher perfeita, ou ainda assista Independence Day e veja Will Smith enviando um vírus de computador para sabotar as naves espaciais alienígenas de altíssima tecnologia (provavelmente utilizando Windows 95...)

Comentários

  1. Oi Professor, é impressão minha ou você só recomenda os filmes da Angelina Jolie (rsrsrsrs). Brincadeiras a parte eu já assisti AntiTrust e Pi em sala de aula e são realmente interessantes (Pi é realmente estranho!). Queria assistir Piratas do vale do silício, mas inda não consegui.

    ResponderExcluir
  2. PI não é apenas estranho, o camarada tem que fumar um cigarro de maconha do tamanho do braço para curtir o filme.
    Quando à Angelina Jolie todos nós sabemos que é platônico o negócio.
    Como meu comentário vai voar daqui por causa do parágrafo anterior, fica aqui os parabéns pelo excelente texto.

    Inté.
    Deixo o dono do blog descobrir o autor do comentário.

    ResponderExcluir

Postar um comentário