Alien, o oitavo passageiro (Alien) - 1979

"No espaço, ninguém vai ouvir seus gritos"

O ano era 1979! Dois anos antes, o mundo ficou encantado com um filme de ficção científica que mostrava um início de relacionamento entre humanos e extra-terrestres, além de deixar como legado uma musiquinha que muito nerd assobia até hoje. Tal filme se chamava "Contatos Imediatos de terceiro grau", de Steven Spielberg. Imagino que, depois desse e de vários outros filmes seguirem o mesmo tema, os produtores e o diretor Ridley Scott se cansaram disso tudo e resolveram fazer um filme que deixasse bem claro: "Chega de ET bonzinho!". E então surgiu um dos maiores clássicos da ficção científica de todos os tempos, que gerou várias continuações, franquias, dinheiro, Sigourney Weaver, um certo "xenomorfo", e a famosa frase que abre esse post.

Finalmente falo da franquia Alien, um dos ítens mais valiosos de minha dvdteca. Trata-se da coleção Alien - quadrilogia, com 9 dvds (!), que traz todos os 4 filmes da franquia em sua versão normal dos cinemas e versões especiais do diretor com cenas adicionais, além de mais de 30 horas de extras e documentários. Terminada a maratona, vamos aos comentários, começando pela obra-prima "Alien, o oitavo passageiro". O primeiro filme é uma ótima mistura de ação, suspense e terror, mas um terror mais psicológico, claustrofóbico. As cenas de mortes não são muito nojentas, mas pra compensar, a "exceção" é considerada uma das cenas mais chocantes de todos os tempos.

Um pouco da história: o filme se passa completamente no espaço, a bordo do cargueiro Nostromo com 7 passageiros. A tripulação acorda de uma hibernação ao receber um pedido de socorro vindo do planeta quase desconhecido LV 426. Ao chegar no planeta, descobrem que a mensagem não era um SOS, mas sim um alerta. Mas já era tarde... um dos tripulantes encontra uns ovos, e de um deles sai um bicho que gruda na cara dele. Contrariando a Ten. Ripley, o restante da tripulação carrega a vítima para dentro da nave. Lembra da cena nojenta comentada no início? A partir desse momento, é só suspense para saber qual pessoa será atacada e quando.

O baixo orçamento da época ajudou muito aqui. Já que não foi possível trabalhar muito no visual da criatura (criada brilhantemente por H. R. Giger), o vemos pouco. Muitas vezes apenas são ouvidos os batidos do coração, os passos e a respiração antes de um ataque. Acredite, isso dá muito mais nervosismo do que ver a criatura atacando ao vivo. E também faz com que a cena em que a criatura aparece por inteiro valha a pena pela espera.

Não posso deixar de citar a personagem que ficou conhecida como a primeira heróina dos filmes de ação. Sigourney Weaver já trabalhou em diversos filmes de diferentes gêneros, mas nenhum marcou tanto quanto a tenente Ellen Ripley. O filme é dela (e do Alien, claro), fazendo com que o restante do elenco - apesar de bom e não comprometer - ficar restrito a ser o lanchinho da tarde. Ripley deveria ser um personagem masculino, e na época ela foi até criticada pelo seu jeito "masculinizado", tanto que inventaram uma filha pra ela no filme seguinte, mas isso eu comento no próximo tópico.

Os filmes restantes tiveram gradativamente sua qualidade inferior, mas não foram suficientes para apagar o entusiasmo das pessoas todas as vezes em que é anunciada uma nova sequência (existem rumores de um Alien 5), o que faz com que sempre fiquemos torcendo para que seja comparado a este filme. Não é apenas um clássico. É obrigatório!

Cotação: 9,5

Comentários

  1. eu gosto dos filmes do alien ,mas o 8º passsageiro ,nao achei mto bom .por que so tem um unico alien .

    ResponderExcluir

Postar um comentário